Ahab e a veemência do ressentimento
"A história do capitão Ahab, por exemplo, lançando -se do mar austral para o setentrião, no encalço de Moby Dick, a baleia branca que lhe amputou a perna, pode sem dúvida ser lida como a paixão funesta de um personagem que enlouqueceu de dor e solidão.
Mas também é possível contemplá-la como um dos mitos mais arrebatadores já imaginados sobre o combate do homem contra o mal, e sobre a lógica irresistível que acaba por investir o homem justo contra a criação e o criador, depois contra seus semelhantes e contra ele próprio."
Albert Camus , 1952
A descrição de Ishmael, o narrador da história e sobrevivente do naufrágio, apresenta o precipício espiritual de Ahab em sua sede de vingança e ao mesmo tempo a sua força insensível:
"Pois, nessas ocasiões, o louco Ahab, o ardiloso, irreconciliável e tenaz caçador da baleia branca, esse Ahab que tinha ido para a sua rede, não era o agente daquilo que o fazia fugir dali horrorizado mais uma vez.Esse agente era o terreno princípio vital ou alma dentro dele; e no sono, estando por algum tempo dissociado da mente discriminadora, que noutras ocasiões usava-o como veículo ou como agente externo, esse princípio buscava escapar espontaneamente da escorchante contiguidade daquela coisa frenética, a qual, no momento, não integrava.
Mas como a mente não existe senão atada à alma, portanto deve ter sido essa, no caso de Ahab, quem dirigia todos os seus pensamentos e a suas fantasias para seu propósito supremo; este propósito, por mera tenacidade da vontade, impingiu-se contra deuses e demônios numa espécie de ser independente. Assim, podia viver e queimar implacavelmente, enquanto que a vitalidade comum à qual estava ligada fugia horrorizada daquele parto arbitrário e ilegítimo. Portanto , aquele espírito atormentado que observava do lado de fora dos olhos do corpo, aquele que parecia ser Ahab saindo do seu quarto, era naquela hora , apenas uma coisa vazia, um ser sonâmbulo sem forma, um raio de luz viva, é certo, mas sem objeto para colorir, e, portanto , a própria vacuidade. Que Deus te ajude, velho: teus pensamentos criaram um criatura em ti. E aquele cujo pensamento intenso o transformou num Prometeu; um abutre
Mas como a mente não existe senão atada à alma, portanto deve ter sido essa, no caso de Ahab, quem dirigia todos os seus pensamentos e a suas fantasias para seu propósito supremo; este propósito, por mera tenacidade da vontade, impingiu-se contra deuses e demônios numa espécie de ser independente. Assim, podia viver e queimar implacavelmente, enquanto que a vitalidade comum à qual estava ligada fugia horrorizada daquele parto arbitrário e ilegítimo. Portanto , aquele espírito atormentado que observava do lado de fora dos olhos do corpo, aquele que parecia ser Ahab saindo do seu quarto, era naquela hora , apenas uma coisa vazia, um ser sonâmbulo sem forma, um raio de luz viva, é certo, mas sem objeto para colorir, e, portanto , a própria vacuidade. Que Deus te ajude, velho: teus pensamentos criaram um criatura em ti. E aquele cujo pensamento intenso o transformou num Prometeu; um abutre
devora -lhe o coração eternamente; e este abutre é a própria criatura por ele criada "
O ressentimento é uma amarga e arraigada
lembrança de uma injúria particular, a qual se quer tirar satisfações, esta pode levar o sujeito à atribuição de juízos de valores, assim como a possuir uma constelação afetiva marcada por sentimentos como vingança, ódio, malícia e inveja.
O ressentido permanece preso em suas vivências passadas, remoendo sua humilhação.
O ressentido permanece preso em suas vivências passadas, remoendo sua humilhação.
A questão é como este envenenamento da alma de uma pessoa, pode se disseminar a ponto de persuadir toda a tripulação do Pequod ?
Uma primeira resposta é a ambição.
"Nos momentos de emoções fortes, o
homem despreza as considerações humildes; mas tais momentos são efêmeros. A condição
permanente do homem tal como é fabricado, pensava Ahab, é a sordidez. Pressupondo que
a Baleia Branca incite os corações dessa minha feroz tripulação, e imaginando que sua
ferocidade até produza neles uma espécie de brio generoso, todavia, enquanto dão caça a
Moby Dick por prazer, é necessário alimentar também seus apetites comuns e rotineiros.
Pois mesmo os enlevados e cavalheirescos Cruzados de outrora não se contentavam em
atravessar duas mil milhas de terra para lutar por seu Santo Sepulcro sem pilhar, roubar, e
obter outras pias vantagens pelo caminho. Tivessem eles se limitado a seu único objetivo
último e romântico — daquele objetivo último e romântico, muitos teriam desistido por
desgosto. Não tirarei desses homens, pensou Ahab, a esperança do dinheiro — sim,
dinheiro. Poderiam menosprezar o pagamento agora; mas deixasse passar alguns meses em nenhuma promessa em perspectiva de paga, e então esse mesmo capital se amotinaria
todo de uma vez dentro deles, e decapitaria Ahab."
Starbuck, o primeiro piloto, é a voz desta súplica por um outro caminho, e a quebra desta obediência cega que não vislumbra os riscos da escolha :
"Sim, e dizes que os homens juraram teu juramento; dizes que nós todos somos Ahabs.
Deus me livre!”
Em vários momentos ele apela pela razoabilidade.
"Oh, meu capitão! Meu capitão ! Nobre alma! grande e velho coração, afinal! Por que deveria alguém dar caça a este peixe maldito ? Vem comigo ? Fujamos destas águas mortíferas ! Voltemos para casa !
“Vingança sobre uma besta que não fala!” gritou Starbuck, “que te atacou simplesmente por
um instinto cego! Loucura! Sentir ódio de uma criatura muda, Capitão Ahab, me parece
uma blasfêmia.”
" Oh Ahab ! gritou Starbuck, "Não é tarde demais, mesmo agora no terceiro dia para desistir .
Vê ! Moby Dick não te procura. És tu na tua loucura, és tu, que o procuras !"
Tirando Starbuck e Pip, os tripulantes do Pequod votam a favor de sua prodigiosa catástrofe.
Ahab está possuído, mas eles também. De acordo com Ahab, a maneira correta de uma pessoa adorar o fogo é valer-se da sagrada individualidade para desafiá-lo.
"eu atacaria o sol, se fosse por ele insultado"
Devemos então, refazer nossa pergunta e meditar sobre quem são estas pessoas que
cedem à morbidez e dizem sim as tragédias.?
Voltando para o início da narrativa, compreedemos
à vulnerabilidade psíquica já expressa nos primeiros parágrafos,
estes "pobres mortais perdidos em fantasias oceânicas".
Ahab está possuído, mas eles também. De acordo com Ahab, a maneira correta de uma pessoa adorar o fogo é valer-se da sagrada individualidade para desafiá-lo.
"eu atacaria o sol, se fosse por ele insultado"
Devemos então, refazer nossa pergunta e meditar sobre quem são estas pessoas que
cedem à morbidez e dizem sim as tragédias.?
Voltando para o início da narrativa, compreedemos
à vulnerabilidade psíquica já expressa nos primeiros parágrafos,
estes "pobres mortais perdidos em fantasias oceânicas".
Como explica Ishmael :
"É o meu jeito de afastar a melancolia e regular a circulação. Sempre que começo a ficar rabugento, sempre que há um novembro úmido e chuvoso em minha alma; sempre que, sem querer, me vejo parado diante de agências funerárias, ou acompanhando todos os funerais que encontro; e, em especial , quando minha tristeza é tão profunda é tão profunda que se faz necessário um princípio moral muito forte que me impeça de sair à rua e rigorosamente arrancar os chapéus de todas as pessoas - então percebo que é hora de ir o mais rápido para o mar . Esse é o meu substituto para a arma e para as balas.Não há nada surpreendente nisso.
Sem saber, quase todos os homens nutrem, cada um ao seu modo, uma vez ou outra praticamente o mesmo sentimento que tenho pelo oceano "
Talvez o ressentimento de Ahab tenha tido um terreno fértil nestes homens melancólicos,
incapazes de dizer não à loucura e carregados pela onda da veemência da raiva.
Leia esta obra incrível e encontre a sua própria compreensão.
"É o meu jeito de afastar a melancolia e regular a circulação. Sempre que começo a ficar rabugento, sempre que há um novembro úmido e chuvoso em minha alma; sempre que, sem querer, me vejo parado diante de agências funerárias, ou acompanhando todos os funerais que encontro; e, em especial , quando minha tristeza é tão profunda é tão profunda que se faz necessário um princípio moral muito forte que me impeça de sair à rua e rigorosamente arrancar os chapéus de todas as pessoas - então percebo que é hora de ir o mais rápido para o mar . Esse é o meu substituto para a arma e para as balas.Não há nada surpreendente nisso.
Sem saber, quase todos os homens nutrem, cada um ao seu modo, uma vez ou outra praticamente o mesmo sentimento que tenho pelo oceano "
Talvez o ressentimento de Ahab tenha tido um terreno fértil nestes homens melancólicos,
incapazes de dizer não à loucura e carregados pela onda da veemência da raiva.
Leia esta obra incrível e encontre a sua própria compreensão.
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