Flannery O'Connor e a simbologia da redenção
"é necessário olha-los do ponto de vista da redenção. ....A redenção realizada por Cristo afirma, não pode ser tomada ao de leve, nem é facilmente transparecível na minha ficção "(1)
Nos contos de Flannery, vemos frequentemente personagens pobres afligidos no corpo e no espírito, com pouco sentido espiritual ou com visões distorcidas ou desesperançadas do bem. A escritora leva as cenas ao grotesco e choca o leitor na utilização de cenas violentas, as quais justifica dizendo :
"aos duros de ouvido tu gritas e aos quase cegos desenhas grandes e alarmantes figuras " (1)
Este movimento interior que evidencia o mal em seus personagens puxa ao mesmo tempo para um cenário sobrenatural. O verdadeiro interesse de Flannery é através do grotesco gerar um contraste que permita ao leitor perceber as sutilezas da graça.
Convém lembrar a forte presença religiosa em sua região, o chamado "cinturão bíblico" e portanto um território cultural que permite a compreensão destas entrelinhas religiosas num mundo corrompido, que segundo a escritora :
" só é possível por um ato de absoluto e irrevogável sacrifício, onde as amarras mundanas dos indivíduos tem de ser removidas à força. Em Cristo e na sua cruz, reside o momento decisivo de toda experiência humana"
É esta compreensão o alicerce de toda escrita de Flannery O'Connor e sem esta chave compreensiva você corre o risco de ser como o professor que em 1961 escreveu pedindo que ela lhe explicasse o conto "É difícil encontrar um homem bom" que seus alunos haviam estudado sem chegar a uma interpretação aceitável. O professor de inglês relata :
"Discutimos exaustivamente várias interpretações possíveis, e nenhuma nos satisfaz inteiramente. Achamos que o aparecimento do desajustado não é "real" como os incidentes da primeira parte da história. Achamos que Bailey imagina o aparecimento do Desajustado. No entanto mesmo nos esforçando muito, não conseguimos descobrir quando a realidade cede lugar a ilusão ou ao devaneio. O acidente é real, ou só acontece no sonho de Bailey ? Por favor, acredite não estamos buscando uma solução fácil para o nosso problema. Analisamos atentamente sua história, que muito admiramos e estamos convencidos de que não deixamos escapar nenhum ponto importante que deveríamos captar."
Esclarece suas intenções literárias em dois parágrafos :
"Há uma mudança de tensão entre a primeira e a segunda parte da história, quando o Desajustado entra em cena, mas isto não implica uma redução da realidade. Evidentemente, essa história não é realista, não retrata o cotidiano das pessoas da Georgia. É estilizada e suas convenções são engraçadas, embora seu significado seja sério. Bailey só tem importância como filho da Avó e motorista do carro. A Avó quem primeiro reconhece o Desajustado e quem mais se preocupa com ele. A história é uma espécie de duelo entre a Avó e suas crenças superficiais e o envolvimento mais profundo do Desajustado com a ação de Cristo que desequilibra o mundo, na opinião dele" (2)
Um duelo simbólico que ecoa ou não em sua alma, mas que é o horizonte da escritora que explica :
"Para mim o nascimento virginal, a Encarnação e a ressurreição são as verdadeiras leis da carne e da matéria. A morte, a deterioração, e a destruição são a suspensão dessas leis. Sempre me surpreende a ênfase que a Igreja coloca no corpo. Não diz que ressuscitará a alma, mas o corpo, glorificado. Sempre pensei que a pureza era a mais misteriosa das virtudes, mas parece- me que a pureza nunca entrou na consciência humana se não pela esperança da ressurreição corporal, que unirá carne e espírito em harmonia, como estavam em Cristo A ressurreição de Cristo parece o cume da lei e da natureza" (3)
Escute o podcast :
(2) Cartas extraordinárias
Um biografia espiritual :
(1) Trechos retirados do livro : Mystery & Manners. London: Faber & Faber, 2014.
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